Sistema Fecomércio RJ e Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu realizam encontro do mapa estratégico do comércio

NOVA IGUAÇU -  O Sistema Fecomércio RJ realiza, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (SINCOVANI), dia 06 de...


NOVA IGUAÇU - O Sistema Fecomércio RJ realiza, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (SINCOVANI), dia 06 de abril, o encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Mapa do Comércio é um levantamento que fundamenta as propostas para o crescimento sustentável do setor no estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. Esta será a 13ª edição dos encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março de 2016, seguiram para Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis, Itaperuna, Barra Mansa, Rio das Ostras, Petrópolis e Cabo Frio. No evento de Nova Iguaçu, serão realizados diversos painéis com formadores de opinião e jornalistas como Cristiana Lobo, Flávia Oliveira, Flávio Fachel, Andrea Ramal, Antônio Gois, Washington Fajardo, José Mariano Beltrame, Marcelo Neri, Guilherme Velho e Luiz Paranhos Velloso.

O encontro será realizado no Hotel Mont Blanc Suítes, na Tv. Carlos Cardoso Távora, 201 - Jardim São João - NovaIguaçu. As palestras do Mapa Estratégico do Comércio são abertas ao público e as pré-inscrições devem ser feitas através do site: www.mapadocomerciorj.com.br

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

As rodadas regionais do Mapa Estratégico do Comércio são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro de 2015, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros que se iniciaram em 2016 e que continuam este ano, os atores locais – empresários e autoridades públicas - participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. Esse trabalho será realizado no dia do Mapa e fará parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

No encontro em Nova Iguaçu, serão discutidas as potencialidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, composta ainda por outros 20 municípios: Tanguá, Paracambi, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Seropédica, Japeri, Itaguaí, Queimados, Maricá, Nilópolis, Mesquita, Itaboraí, Magé, São João de Meriti, Belford Roxo, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo e Rio de Janeiro.

A região possui uma dimensão territorial de 6,7 mil km², o que corresponde a 15,4% do território do Estado do Rio de Janeiro. Todos estes municípios somaram em 2016 uma população total de 12,3 milhões de pessoas, segundo as estimativas do IBGE, o que corresponde a 74% do estado. Apenas a população de Nova Iguaçu foi estimada em 797 mil habitantes, sendo o 4º município do estado em termos de população. O PIB da região é de R$ 439 bilhões (valores de 2014), o que corresponde a 65% do PIB do RJ e o deNova Iguaçu é de R$ 15 bilhões.

Em Nova Iguaçu, o setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo é composto por mais de 9 mil estabelecimentos, sendo 87% microempresas (com até 9 empregados). Esses 9 mil estabelecimentos geram cerca de 54 mil postos de trabalho. Esses postos estão distribuídos de forma equilibrada entre homens e mulheres (51% e 49% respectivamente) e são ocupados principalmente por trabalhadores que possuem o ensino médio completo (58% do total).

O Sistema Fecomércio RJ tem presença na região por meio de 15 unidades do Senac, em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaguaí, São João de Meriti, Niterói e Rio, somando mais de 18 mil matrículas. Apenas em Nova Iguaçu, funcionam duas unidades com cursos em Administração, Comunicação, TI, Fotografia, Decoração, Beleza e Bem Estar.

“O Mapa Estratégico do Comércio permite reconhecer a vocação da região e elencar suas necessidades locais. Isso viabiliza mudanças e traz soluções efetivas de crescimento econômico para municípios como Nova Iguaçu. A iniciativa de reunir empresários, poder público e sociedade civil, após debates significativos, contribui para novos olhares e novas perspectivas de desenvolvimento”. - afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu, Uéliton Pessanha de Carvalho.

Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O estudo analisou a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, suas contribuições à sociedade brasileira – sobretudo por meio da absorção expressiva de trabalhadores com carteira assinada. Legislação trabalhista, desburocratização, crédito, qualificação de mão de obra e infraestrutura foram temas abordados pelo estudo, tendo como referência a realidade das micro e pequenas empresas. Além disso, o Mapa elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.

O SETOR

O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.

O Sistema Fecomércio RJ

Composto por Sesc, Senac e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ busca orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Oferece, por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem do comércio de bens, serviços e turismo protagonista da economia fluminense.

Sesc RJ

Com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, da sua família e da sociedade em geral, o Sesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social.
Possui 21 unidades de serviço, sendo 4 também hoteleiras (Copacabana, Nogueira, em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis) em 12 municípios do estado, além de unidades itinerantes (BiblioSesc e OdontoSesc).

Senac RJ

Por meio da capacitação profissional orientada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJ transforma vidas, criando elos entre pessoas e oportunidades.
Com 39 unidades no estado, possui foco na inovação e no “aprender fazendo”, sendo referência na oferta de cursos profissionalizantes, sempre desenvolvidos de acordo com as novas tendências e demandas do mercado. Nos últimos anos, atingiu a marca de 70% de empregabilidade
O Sistema Fecomércio RJ contribui para o desenvolvimento social, político e econômico do estado, transformando não só o setor que representa, mas também os indivíduos e a sociedade.

Serviço:
Evento Mapa do Comércio – Nova Iguaçu
Data: 6 de abril
Horário: a partir das 9h30
Local: Hotel Mont Blanc Suítes
Endereço: Tv. Carlos Cardoso Távora, 201 - Jardim São João - Nova Iguaçu - RJ
Pré-inscrições: www.mapadocomerciorj.com.br
10h - Palestra – Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas
Míriam Leitão
11h15 - Painel - Educação Profissional
Andrea Ramal
Antonio Góis
14h - Painel – Desafios para as Cidades (Inteligentes e Sustentáveis)
Washington Fajardo
José Mariano Beltrame
Flávio Fachel 
15h15 - Painel – Fortalecimento do Comércio: Financiamento Empresarial
Marcelo Neri
Flávia Oliveira
16h30 - Painel – Desburocratização e empreendedorismo
Guilherme Velho
Luiz Paranhos Velloso
Cristiana Lobo


Reações: 

Poderá gostar também de

Nova Iguaçu 4081969266796415690

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item