Belford Roxo comemora seu 27 ° aniversário

BELFORD ROXO -  Para comemorar os 27 anos da Emancipação Político-administrativada cidade, a Prefeitura de Belford Roxo, está preparand...


BELFORD ROXO - Para comemorar os 27 anos da Emancipação Político-administrativada cidade, a Prefeitura de Belford Roxo, está preparando uma programação especial no dia 3 de abril, com homenagem aos emancipadores e uma missa que acontecerá na Igreja Padroeirado município.

Ao completar mais um aniversário político-administrativa domunicípio, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, diz que um novo tempo está sendo construído para a população de Belford Roxo. “Encontramos a cidade abandonada e estamos trabalhando para devolver aos Belforroxenses, a dignidade e a confiança. Essa gente é muito guerreira e merece o melhor”, declara.

O evento começará às 9h, na Casa da Cultura,Avenida Bob Kennedy, s/n, bairro Nova Piam, com homenagens feitas aos emancipadores da cidade, café da manhã,música ao vivo, entrega de diplomas e apresentação de vídeos com depoimentos de emancipadores.Às 19h, acontece Missa em Ação de Graça na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Rua Padre José Beste, s/n, Centro, que será celebrada pelo Padre Geraldo Magalhães.

Segundo dados do IBGE em uma pesquisa feita em 2016, a população estimada de Belford Roxo é de 494.141 e sua área de unidade territorial é de 77,815 km², segundo a pesquisa de 2015. O município faz limite com Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias e está em sua sétima gestão tendo a frente o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho. 

ORIGEM DA CIDADE

O engenheiro Raimundo Teixeira Belford Roxo que junto ao também engenheiro Paulo de Frontin colaboraram no chamado “Milagre das águas”. Durante uma estiagem no verão que devastou a Baixada Fluminense, em 1888, os engenheiros se comprometeram a recolher 15 milhões de litros de água para a Corte em seis dias. Um ano depois da façanha, morre Raimundo Teixeira Belford Roxo, que doou o seu nome a velha Fazenda do Brejo. Mais tarde tornando-se Belford Roxo, tudo isso no século XVII.

Uma curiosidade do município é a famosa estátua da Praça Eliaquim Batista, que foi trazida a Belford Roxo para marcar o início da água potável, fazendo referência ao “Milagre das Águas” que simboliza a musa grega Euterpe: A Deusa das Águas. Com o passar dos anos, a oxidação do ferro transformou a escultura em “Mulata” que para o povo ficou conhecida como “Bica da Mulata”.


Fotos: Rafael Barreto/PMBR/Divulgação
Reações: 

Poderá gostar também de

cidadania 2597050668465761586

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item