Defesa Civil inicia ciclo de capacitação nas creches de Mesquita

MESQUITA -  Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, a Defesa Civil iniciou nesta segunda-feira, 24 de abril, o ...


MESQUITA - Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, a Defesa Civil iniciou nesta segunda-feira, 24 de abril, o ciclo de Palestras de Treinamento de Primeiros Socorros para os funcionários das unidades escolares do município. O pontapé inicial foi dado na Creche Municipal Tetracampeão, em Edson Passos, mas a atividade será reproduzida em todas as outras creches e escolas da rede, conforme agendamento.

A capacitação coordenada pela Diretoria de Ensino e Instrução da Defesa Civil, neste primeiro momento, visa alertar sobre o atendimento pré-hospitalar e orientar como atuar em casos de engasgos, convulsões, quedas, entre outras situações comuns no ambiente escolar. “Nós estaremos desenvolvendo este trabalho de prevenção justamente neste período de abril a outubro, onde os riscos de desastres externos são menores e podemos focar nessa área de treinamento que também é de extrema importância”, explica o Coordenador da equipe do município, Fábio Diniz.

Na oportunidade, os instrutores voluntários do Corpo de Bombeiros ministraram a capacitação sob supervisão do Subsecretário de Defesa Civil do município, Ronaldo Vilazio. No decorrer da palestra, eles esclareceram dúvidas e ensinaram técnicas que podem ser cruciais no salvamento de vidas, tanto no ambiente de trabalho, como em situações fora da unidade escolar. “Nossa equipe vislumbra uma futura parceria com a Cruz Vermelha, e também planeja dois novos módulos de capacitação contra incêndio e pânico, além de simulação de evacuação nas instituições”, conta o Diretor de Ensino e Instrução da Defesa Civil, Alex Cruz.

A iniciativa desse tipo de treinamento com a Defesa Civil surgiu da equipe da Secretaria de Educação (SEMED), que sentiu a necessidade da maior capacitação dos profissionais das unidades escolares do município. “É impossível pensar no desenvolvimento integral de cada criança sem o estabelecimento de parcerias eficazes, por isso este ciclo de palestras tem sido fundamental para salientar que a educação, no sentido mais amplo da palavra, é compromisso de todos quando se almeja de fato a herança mais importante para a nossa cidade: a humana”, destaca o subsecretário de Educação, Gabriel Camilo.


Reações: 

Poderá gostar também de

Segurança 1539006598894198710

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item