Felipe Bornier recebe universitária de Nova Iguaçu que participa do programa Estágio-Visita

NOVA IGUAÇU -  Quase 70 universitários de todo o Brasil participam do Programa Estágio-Visita, da Câmara dos Deputados, entre os dias 2...


NOVA IGUAÇU - Quase 70 universitários de todo o Brasil participam do Programa Estágio-Visita, da Câmara dos Deputados, entre os dias 24 e 28 de abril. O deputado federal Felipe Bornier (PROS/RJ), um dos maiores incentivadores do projeto, destacou que o programa tem aproximando cada vez mais jovens para as questões políticas do País.

“A experiência do Estágio-Visita força os jovens a repensarem a política e a querer participar de alguma maneira na gestão do seu município ou do seu estado. Esse é um dos grandes ganhos, aproximá-los dessa realidade e incluí-los como protagonistas do Governo. Mais do que fiscalizar, a população precisa participar, interagir e a juventude pode contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil”, comentou Felipe Bornier.

Estudante de Liderança e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e moradora do município de Nova Iguaçu (RJ), Meg Mendonça, destacou a importância do programa e a receptividade do deputado Felipe Bornier.

“Estou muito agradecida ao deputado Felipe. Fazer um estágio na Câmara dos Deputados e ainda ouvir sobre os seus objetivos e projetos, sendo ele o deputado que mais apresentou projetos de lei em 2016, ver a sua atuação é uma oportunidade única. Ainda mais sendo meu conterrâneo”, disse que Meg em uma de suas redes sociais. 

O Programa

O Estágio-Visita passou por uma intensa transformação durante a gestão do deputado Felipe Bornier, quando esteve à frente da Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados, no biênio 2015-2019. Felipe Bornier inovou e transformação o programa em um dos maiores projetos para universitário dentro de um Parlamento, do mundo. O programa é chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo político e Legislativo, além de outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

A inscrição no programa ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o Programa, que será formado por turmas de, no máximo, 70 (setenta) alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

Os interessados em participar dos estágios podem obter mais informações no site: www.camara.leg.br

Por Paulo Cézar Pereira
Reações: 

Poderá gostar também de

Política 7242718832958637153

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item