Igrejas da Baixada Fluminense preparam festejos para São Jorge

BAIXADA FLUMINENSE -  O próximo domingo é dedicado ao santo mais popular da Igreja Católica: São Jorge. Mas a festa para o guerreiro, q...


BAIXADA FLUMINENSE - O próximo domingo é dedicado ao santo mais popular da Igreja Católica: São Jorge. Mas a festa para o guerreiro, que também é bastante cultuado nas religiões de matrizes africanas, já começa hoje. Em Nova Iguaçu, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, no Centro, um musical irá reviver a trajetória do mártir, a partir das 21h.

O espetáculo “Jorge: alma de guerreiro" já ocorre há 14 anos no local, mas pela primeira vez será totalmente dançado. Para isso, o autor e diretor da peça, Carlos Freitas, de 36 anos, convocou 15 bailarinos.

— A história de São Jorge é a mesma, mas a gente todo ano busca uma forma diferente de contá-la. Nosso desafio também é fazer com que a história dele dialogue com os nossos dramas sociais atuais — explicou Carlos.

Em um dos momentos da encenação, os atores exibirão manchetes de jornais com dizeres sobre mortes violentas vividas recentemente no estado.

Para a procissão ao santo, no domingo, a Igreja espera que mais de cinco mil pessoas acompanhem pelas ruas do Centro da cidade. O pároco Pe. Max de Jesus, de 49 anos, ainda afirmou que a celebração marca o início das comemorações dos 60 anos da Paróquia, celebrado em outubro.

Feira de gastronomia

Do lado de fora da Paróquia de São Jorge, de Nova Iguaçu, o público vai encontrar uma verdadeira feira gastronômica. Pela primeira vez no espaço, o casal Fabrício Trevizol, de 38 anos, e Simone Trevizol, de 37, vai montar seu food truck de batata rústica, que já faz sucesso nas ruas do Rio.

— Nós somos daqui, mas é a primeira vez que vamos colocar nosso food truck na festa de São Jorge. Temos uma técnica belga na hora de fritar a batata — contou Fabrício.

As batatas do Namur Food Truck custarão a partir de R$ 15.

Quem também vai exibir seus produtos é Nilton Rodrigues dos Santos, de 56 anos. Ele está há 15 na festa do santo vendendo cocada.

— É a melhor da região. O segredo é Jesus.

Programação da região

PEÇA DE TEATRO

O espetáculo em Nova Iguaçu é gratuito. A Paróquia fica na Rua Getúlio Vargas 220, no Centro.

Nova iguaçu

No domingo, as missas ocorrem às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 19h e 20h. A procissão pelas ruas do Centro será às 17h. O tradicional Angu do Guerreiro será servido de 11h às 14h.

DUQUE DE CAXIAS

As missas também começam às 5h. Depois, há uma 7h, 10h, 15h e 17h, seguida com procissão. A igreja de São Jorge fica na Praça Carlos de Laet s/n, no Jardim Gramacho.

Meriti

A procissão ao santo começa 4h30m. Às 5h, ocorre a primeira missa. As celebrações seguem às 7h, 9h e 11h. Às 17h30m, haverá uma outra procissão seguida de missa. A igreja fica na Rua José de Carvalho s/n, no bairro Vila Tiradentes.

QUEIMADOS

No domingo, serão celebradas missas de hora em hora na Comunidade Nossa Senhora Mercês e São Jorge, na Rua Berta 7, no bairro Roncador. Na cidade, ainda haverá a 39ª Festa de São Jorge no Sítio da Amizade. A entrada é gratuita e a abertura dos portões será às 6h. Haverá shows de bandas. O sítio fica na Travessa Nossa Senhora da Penha 111.

Via Extra
Reações: 

Poderá gostar também de

São Jorge 163351852461404774

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item