Um dos criadores de 'V de Vingança' conheceu a gibiteca municipal de Duque de Caxias nesta segunda-feira.

O desenhista inglês David Lloyd visita a gibiteca de Duque de Caxias. (Foto: Carlos Brito) DUQUE DE CAXIAS -  Era mais um fim de tard...

O desenhista inglês David Lloyd visita a gibiteca de Duque de Caxias. (Foto: Carlos Brito)

DUQUE DE CAXIAS - Era mais um fim de tarde normal no Centro de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Na Praça do Pacificador, trabalhadores atravessavam a Avenida Presidente Kennedy na hora da volta para casa. Ônibus engarrafavam as vias e comerciantes parados nas portas das lojas lamentavam a reduzida movimentação de clientes. Sim, era uma tarde normal, à exceção de um visitante que, curioso, observava a movimentação da cidade do primeiro andar da Biblioteca Municipal.

Co-criador da história em quadrinhos 'V de Vingança', uma das mais importantes já feitas na nona arte, o desenhista inglês David Lloyd visitou, na segunda-feira, a Gibiteca Cartunista Adail José de Paula, único espaço público no estado destinado à difusão da leitura de quadrinhos.

"Os quadrinhos são uma forma muito direta e eficiente de educação. Também ajudam a desenvolver o hábito de leitura. É possível transmitir muita cultura por meio deles. Fico feliz ao ver que existe um espaço público dedicado apenas a eles. Espero que outras iniciativas como esta se espalhem aqui no Brasil. Os quadrinhos podem fazer muita diferença na formação de uma pessoa", disse Lloyd, enquanto autografava revistas para fãs de quadrinhos, a maioria moradores da Baixada Fluminense.
David Lloyd cercado por fãs de quadrinhos em Duque de Caxias. (Foto: Carlos Brito)
Fundada no dia 30 de agosto de 2016, a gibiteca de Caxias tem mil exemplares – outros três mil devem chegar ao centro cultural ainda este ano. Os volumes estão disponíveis para qualquer um que visitar o espaço, localizado no interior da Biblioteca Municipal.

A visita do artista à cidade não estava prevista e nasceu de uma convite feito de forma despretensiosa durante o Geek & Game Festival Rio, evento de cultura nerd realizado no último fim de semana.

"Eu o encontrei no Geek & Game. Conversamos um pouco e perguntei: 'Você não quer conhecer nossa gibiteca em Caxias?'. Ele aceitou o convite na hora. Fiquei surpreso e, claro, muito feliz. Como poderíamos imaginar que um dos criadores de 'V de Vingança' um dia estaria aqui com a gente?", questionou João Carpalhal, um dos idealizadores da gibiteca de Duque de Caxias.

A alegria do fã é justificada. 'V de Vingança' – que ganhou uma versão cinematográfica em 2005 – é considerada, tanto por leitores quanto por críticos, a principal história em quadrinhos de cunho político já escrita.

Na trama, em um futuro distópico a Inglaterra é controlada por um partido totalitário e suas ações são combatidas por um guerrilheiro solitário chamado 'V' - esse personagem em questão utiliza uma máscara de Guy Fawkes, revolucionário britânico que, no século XVII, participou da chamada 'Conspiração da pólvora'. O objetivo dessa revolta era assassinar o rei protestante Jaime I por meio da explosão do parlamento.

A imagem de 'V' se tornou tão poderosa e icônica que passou a ser adotada por manifestantes durante protestos em várias partes do planeta. No Brasil, as máscaras do personagem começaram a ser vistas com mais frequência a partir das mobilizações populares de 2013. Até hoje, Lloyd se impressiona com o tamanho que sua criação tomou.

"É surpreendente. Quando criamos 'V de Vingança', eu e Alan (Moore, roteirista) queríamos apenas fazer uma boa história, com uma mensagem forte e consistente sobre o inconformismo. Mas pelo que percebemos ao longo dos tempos, a intenção do personagem ultrapassou a ficção e invadiu a vida real. De alguma forma, 'V' foi abraçado pelos manifestantes em todo o mundo como um símbolo de luta e resistência contra injustiças sociais. E isso, é claro, me deixa muito orgulhoso", finalizou Lloyd.

Via G1
Reações: 

Poderá gostar também de

Duque de Caxias 3591916500725820628

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item