Oito cidades da Baixada se unem para criar o Consórcio Intermunicipal de Agricultura

BAIXADA FLUMINENSE-  Sebrae/RJ é parceiro da iniciativa, que visa transformar a região em polo produtor de alimentos, valorizando os pr...


BAIXADA FLUMINENSE- Sebrae/RJ é parceiro da iniciativa, que visa transformar a região em polo produtor de alimentos, valorizando os produtores rurais.

A Baixada Fluminense possui um grande potencial para o desenvolvimento agrícola. São três os fatores que favorecem a atividade, na região: a disponibilidade de água e áreas próprias para cultivo, a facilidade de escoamento por meio da malha viária disponível e, principalmente, a proximidade com o mercado consumidor local, que reúne 4 milhões de pessoas, além daquele representando pela região metropolitana do Rio de Janeiro.

Para estimular o crescimento deste nicho de mercado, que pode gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores, foi realizada hoje (03.04), às 10h, a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso para a criação do Consórcio Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense (CIABAF). A cerimônia teve lugar no auditório do campus da Universidade Federal Rural de Nova Iguaçu e reuniu os prefeitos e secretários municipais de agricultura de oito municípios: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Japeri, Mesquita, Paracambi e Queimados, que assinaram o Termo de Compromisso.

O objetivo do CIABAF é implantar políticas públicas comuns entre os municípios envolvidos para e transformar a região como polo produtor de alimentos, valorizando o produtor rural. A proposta inclui medidas que facilitam a comercialização e o fornecimento para os próprios municípios, por exemplo, para a merenda escolar. O Sebrae/RJ participa ativamente da iniciativa, por meio de consultorias para a formação do consórcio e da oferta de cursos e workshops de capacitação voltados para os produtores rurais, disseminando técnicas de agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. O CIABAF conta ainda com o apoio de diversos órgãos públicos e entidades representativas da sociedade civil, tais como o Ministério da Agricultura, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal (Sead), a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a UFRRJ - Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão Pastoral da Terra, cujos representantes compareceram à cerimônia. 

Pronunciamentos

Na abertura, o magnífico reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, frisou a importância desta agenda positiva que, em suas palavras, “significa mais oportunidades para milhares de famílias que vivem da terra, mesmo em um ambiente tão urbano quanto a Baixada Fluminense”.

O representante da Emater-Rio, João Batista Alves Pereira, apresentou um painel mostrando a força produtiva já instalada nos municípios que compõem o consórcio, que atualmente remonta a 153 milhões/ano, com destaque para a produção de aipim, quiabo, hortaliças, milho verde, feijão, banana, coco, leite e ovos, dentre outros gêneros. A representante da Comissão Pastoral da Terra, ônia Martins, destacou a importância das políticas públicas de apoio à iniciativa e da elaboração de uma proposta de educação que contribua para que a proposta seja efetivada. A produtora rural de Japeri, Celedi Dutra, pediu carinho e atenção à classe de produtores rurais, lembrando que “todos os dias, nas mesas de todos os presentes, tinha um pouco do trabalho dos agricultores”.

Além da assinatura do Termo de Compromisso, todos os prefeitos presentes se pronunciaram, reiterando seu compromisso com a proposta, dada a sua relevância social e econômica.

Legenda das fotos – composição da mesa, da direita para a esquerda

Celedi Dutra – Representante da Sociedade Civil (Associação de produtores de Japeri)

Sônia Ferreira Martins - Representante da Comissão Pastoral da Terra
Carlos Morais - Prefeito de Japeri, Carlos Morais
Carlos Vilela - Prefeito de Queimados
Carlos Ferreira - Vice-prefeito de Nova Iguaçu Carlos Ferreira
Ricardo Luiz Berbara - Reitor da UFRRJ
Rafael de Souza - Prefeito de Magé
Ricardo de Oliveira Almeida, Vice-prefeito de Guapimirim
Celso Berolla - Representante do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Ademir Martins - Sub-Secretário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro.


Reações: 

Poderá gostar também de

Política 193306767323426675

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item