Quanto ganha um Professor de Geografia?

A geografia é uma ciência que chama a atenção de uma número de estudantes cada vez  maior nas faculdades de todo o país. Os estudantes ...


A geografia é uma ciência que chama a atenção de uma número de estudantes cada vez maior nas faculdades de todo o país. Os estudantes recém-formados se veem diante de um leque de opções quando se trata de mercado de trabalho. No caso daqueles que se voltaram para a licenciatura, se tornando professores de geografia, as aulas privadas ou em escolas, cursos preparatórios, assim como as próprias universidades também, são em geral o destino desses profissionais. Diante de tamanha diversidade de cargos, aliado a outros fatores como localidade, experiência, carga horária e qualificação, o salário do professor de geografia tende a variar drasticamente no cenário nacional. Entenda, a seguir, como isso acontece na prática e descubras onde estão as melhores perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional.

Professores primários de geografia 
Esses profissionais são responsáveis pelo ensino da geografia ou ciências sociais nos primeiros anos do ensino regular. Não assumindo turmas mais avançadas, seu trabalho, embora tão desgastante quanto o de qualquer outro colega de profissão, costuma garantir valores menores que giram em torno de um a dois salários mínimos, salvo algumas exceções. 

Essa quantia pode aumentar se o professor ensinar em escolas particulares em cidades mais caras ou passe em um concurso público que lhe garanta mais benefícios e bonificações anuais. Uma outra boa alternativa é aumentar a carga horária das aulas, investindo mais tempo em aulas particulares com alunos da região ou mesmo através de sites especializados. 

Professores secundários de geografia
Grande parte dos professores secundários de geografia preparam seus alunos em escolas particulares, municipais ou estaduais, para o tão concorrido vestibular. Diante desse fato, não é estranho pensar que seu grau de importância na hierarquia acadêmica cresça um pouco. Os salários desses profissionais, no entanto, muitas vezes não acompanham a lógica, fazendo com que tais professores ganhem em média tanto quanto os professores primário, se situando ali por volta dos dois mil reais e meio, para aqueles com mais tempo de profissão. Os valores podem se tornar mais atraentes conforme a quantidade de gratificações como vale transporte, seguro saúde e vale refeição forem adicionados à conta final. 

Professores universitários de geografia 
Com certeza, entre todos os professores dessa ciência humana, a geografia, os professores universitários são os profissionais mais bem pagos e ocupam cargos de maior grau hierárquico, pois é o mestre responsável pela formação de outros profissionais da área. O salário de um mestre ou doutor em geografia passa dos 4 mil reais e pode chegar aos 9 mil reais, mais gratificações. Em outras palavras, os alunos que não queiram se queixar da remuneração mensal ou do estresse do trabalho com adolescentes, devem investir todo esforço na sua qualificação.
Reações: 

Poderá gostar também de

Geografia 6154486394534902024

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item