Nova Iguaçu cadastra voluntários no Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas

NOVA IGUAÇU -  A iguaçuana Neuza Maria dos Santos, de 60 anos, está entre os 85 moradores do bairro de Comendador Soares, em Nova Iguaç...


NOVA IGUAÇU - A iguaçuana Neuza Maria dos Santos, de 60 anos, está entre os 85 moradores do bairro de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, que residem à beira do Rio Botas – região classificada como uma das mais críticas para ocorrências de inundações e enxurradas – que se inscreveram, no último domingo (02), como voluntários do Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (Sistema AC2I), uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Defesa Civil. O objetivo do projeto, inédito na cidade, é promover a Redução do Risco de Desastre (RRD) com a ajuda dos moradores de comunidades de maior vulnerabilidade.

“Vivo aqui desde que nasci e nunca vi ninguém se preocupando com a gente. Já sofremos demais com os problemas causados por fortes chuvas. A pior enchente foi em 2013, muita gente perdeu tudo. Terei o maior prazer em ajudar e contribuir para evitar desastres”, diz Neuza.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu, Jorge Ribeiro Lopes, por intermédio do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), os voluntários cadastrados receberão mensagens gratuitas, via SMS, diante da possibilidade de enchentes na região. Após o SMS de Alerta, o voluntário avisará a comunidade como ela deverá proceder. “A ideia é expandir os treinamentos para outras comunidades. Todas as pessoas que tiverem o interesse em receber mensagens enviadas pela Defesa Civil poderão nos procurar na sede da subsecretaria. Queremos beneficiar o maior número de pessoas com o nosso trabalho”, explica.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos informativos sobre o plano de emergência do Rio Botas. Os primeiros cadastrados serão orientados por intermédio de palestras, onde serão estabelecidos os protocolos de desocupação da comunidade vulnerável, tendo como destaque o Exercício Simulado de Desocupação em Comunidades Vulneráveis, que ocorrerá no dia 07 de maio, às 10h, em Comendador Soares. Na ocasião, será consolidado o Primeiro Plano de Operações para Emergências da Cidade de Nova Iguaçu.

Participaram do evento as secretarias de Trabalho e Renda, cadastrando para oferta de emprego e estágio; de Assistência Social, com orientação e encaminhamento para os programas Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, e isenção de documentos; de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, distribuindo mudas de plantas nativas da Mata Atlântica; e de Saúde. Os voluntários do processo APELL – Duque de Caxias (que auxilia em todo tipo de preparação da comunidade através de eventos, cursos e palestras e foi criado pela Associação das Empresas de Campos Elíseos) vão atuar em parceria com a Defesa Civil; além dos representantes do Movimento Coletivo para Reivindicação de Direitos Comunitários do Rio Botas.

Os interessados em se cadastrar para receber o SMS de Alerta deverão entrar em contato com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, pelos telefones 199 e 3779-0660. A subsecretaria fica na Rua Itacuruçá 137, Centro.

Fotos Alziro Xavier
Reações: 

Poderá gostar também de

Segurança 5940956664265320240

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item