Catedral de Nova Iguaçu recebe exposição gratuita sobre Madre Teresa de Calcutá

NOVA IGUAÇU -  Conhecida em vida como “a santa das sarjetas”, Madre Teresa de Calcutá é uma das personalidades religiosas de maior pres...


NOVA IGUAÇU - Conhecida em vida como “a santa das sarjetas”, Madre Teresa de Calcutá é uma das personalidades religiosas de maior prestígio mundial por causa de seu trabalho junto aos mais necessitados. Desde o ano passado, quando foi canonizada, sua vida e obra têm inspirado outras pessoas a seguir seu caminho. Por isso, a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro de Nova Iguaçu, trouxe a exposição oficial da religiosa para a Baixada.
Exposição traz reprodução do oratório de Madre Teresa de Calcutá Foto: Cléber Júnior / Extra
A visitação é gratuita e composta por módulos que retratam desde o nascimento de Madre Teresa até sua morte e seus milagres reconhecidos. A exposição ainda traz a reprodução do seu quarto, relíquias utilizadas por ela, como sua vestimenta, e um oratório com sua imagem.

— É a primeira vez que essa exposição está na Baixada. Ela roda diversos cantos do mundo e mostra um pouco da vida da Madre Teresa. Muitas pessoas saem emocionadas — afirma Leandro Miranda, de 51 anos, curador e produtor da exposição.
Mostra traz fotos da santa com líderes religiosos Foto: Cléber Júnior / Extra
“Madre Teresa de Calcutá — Vida, obra e espiritualidade” fica em cartaz até domingo e já recebeu mais de duas mil pessoas. Uma delas foi Ivete do Nascimento, de 57 anos. A moradora da Posse admira a biografia da madre.

— Acho que, independentemente de religião, a vida da Madre Teresa é um exemplo para todos nós. Conhecia um pouco da trajetória dela, mas me emocionei muito com o que vi e li. Recomento a visita — garante Ivete.
Maria Ruth Fontes se emocionou com exposição Foto: Cléber Júnior / Extra
A Catedral de Nova Iguaçu fica na Avenida Marechal Floriano 2.262, no Centro de Nova Iguaçu. Mais informações pelo 2767-8570.

Museu da Diocese

O sucesso da exposição trouxe mais credibilidade para a realização de um sonho da Diocese de Nova Iguaçu: ter seu próprio museu. O projeto do Museu de Arte Sacra segue o exemplo do existente na capital paulista e já tem desenho e arte prontos. Segundo Leandro Miranda, o próximo passo é conseguir um patrocínio.
Além de relíquias, exposição tem reprodução do quarto da religiosa Foto: Cléber Júnior / Extra
— A exposição fortaleceu e projeto e nos trouxe credibilidade porque queremos desenvolver um trabalho sério. Um Museu de Arte Sacra aqui acrescenta e muito para a história cultural da cidade — diz Leandro.

A ideia é que o espaço tenha uma exposição permanente sobre a influência da Igreja Católica na formação da Baixada Fluminense, com artigos religiosos próprios, além de opções de exposições itinerantes, como a de Madre Teresa de Calcutá. Apesar da existência do projeto, ainda não há data certa para a inauguração do espaço.
Mostra já rodou o mundo Foto: Cléber Júnior / Extra

Via Extra
por Igor Ricardo
Reações: 

Poderá gostar também de

Nova Iguaçu 2483946546693876042

Postar um comentário Default Comments

emo-but-icon

Rede Social

.

.

Popular

Recente

Comentários

Facebook

Google+

Receba matérias no seu e-mail

Arquivo do site

item